• Você sabe o que é retinopatia?
Miopia, astigmatismo, glaucoma e catarata são algumas doenças oculares que a população conhece e ouve falar com frequência. O que muitas pessoas ainda não sabem
A Oftalmologia é a especialidade da Medicina que estuda e trata as doenças nos olhos e na visão. E no dia 7 de maio comemora-se o Dia do Oftalmologista, uma data para lembra a importância de fazer consulta oftalmológica periodicamente. No mundo, estima-se que dois em cada três casos de cegueira poderiam ser evitados se houvesse um diagnóstico preventivo e um tratamento apropriado. “Os cuidados com os olhos deve começar cedo, desde o nascimento dos bebês, no teste do olhinho, no primeiro exame ocular e continuar ao longo dos anos”, alerta o oftalmologista e diretor da Clínica Canto, Marco Canto.
Com as consultas regulares, é possível evitar alguns problemas comuns à visão. “Além do relato das queixas, o oftalmologista examina a acuidade visual, refração, medida da pressão ocular, fundo de olho, exame biomicroscópico da córnea e do cristalino”, explica o Dr. Canto.
Segundo o médico, alguns procedimentos antes da consulta ajudam para orientar o oftalmologista nos exames que serão realizados dentro do consultório. “No pré-exame, a atendente mede a pressão ocular com um tonometro de sopro, mede a curvatura dos olhos e também faz uma medida automatizada do grau do paciente”. Após a consulta podem ser indicados outros exames. “O exame de refração serve para detectar e registrar a boa visão do paciente; a biomicroscopia é realizada para verificar a córnea e o cristalino e prevenir a catarata ou degenerações”, conta e acrescenta. “A fundoscopia avalia a retina, mácula e papila e também examina as alterações em diabéticos, hipertensos ou os sinais de descolamento de retina ou até mesmo o glaucoma.”
SEJE AMIGO DA SUA VISÃO, CUIDE BEM DELA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário